OS ANGÜERAS
Grupo Amador de Arte

 

 

HOME

FOTOS DO ACERVO

LOCALIZAÇÃO

CONTATO

 

 

 

 

 

 

MUSEU DA ESTÂNCIA


Os Angüeras - Grupo Amador de Arte, Associação civil, com finalidades artístico-culturais, com sede na cidade de São Borja, fundou, em 09 de outubro de 1982 (ano em que São Borja completou o tricentenário de fundação histórica), mantém e administra o "Museu da Estância". O museu é especializado em Ergologia Campeira (termo derivado do grego - "érgon" (trabalho) + "logos" (tratado) + "ia" (parte da Etnografia Cultural que trata da herança material dos povo - no caso, da herança material advinda das estâncias / fazendas da região das Missões e da Fronteira do RS.).

Chamado Museu da Estância, é ou pretende ser um repositório dos móveis, utensílios, veículos e trastes em geral que amparam o curso temporal das Estâncias ou Fazendas no Rio Grande do Sul e, genericamente e por extensão, de outros objetos que fizeram florescer esses estabelecimentos pastoris gaúchos. Nessa perspectiva, reúne sob seu teto todos aqueles elementos da cultura material gauchesca que, direta ou indiretamente, ajudaram o homem da região da Missões e da Fronteira (de que São Borja é uma espécie de divisor de águas), a consolidar, de 1801 e esta parte, a sociedade de pastoril - modernamente transformada em agro-pastoril - de que fazemos parte, dinamizada no tempo e no espaço por nossos ancestrais.

Um grande número de peças e elementos do que poderíamos chamar de "civilização do gado" em nossa região, não mais existem ou estão em vias de acelerado desaparecimento. Por isso a urgência de uma instituição como esta, onde, com o vagar e a pertinácia que os ideais como esse requerem, se possa reunir essas peças em processo de extinção - antes que, num amanhã cada vez mais próximo, seja impossível reuní-las. A chamada memória regional se deteriora a cada novo dia. Vimos perdendo nossas origens materiais a cada hora que passa. E entendemos - nós, de Os Angüeras - que temos compromissos com as gerações vindouras para que tal não suceda. Que fique pelo menos este Museu de pé, a contar o que fomos e de onde viemos.

Com o auxílio do Poder Público de São Borja, a que se aliou modestamente o nosso trabalho pessoal, foi possível construir o prédio que sedia o Museu - com área de aproximadamente 700 m2, falta, somente, continuar reunindo o máximo de peças para composição do acervo, sua razão de ser e de existir.

O Museu da Estância não é e não será de Os Angüeras unicamente. Bem mais do que nosso será, sempre, patrimônio da comunidade. Venha conhecê-lo.